23 de novembro de 2017

Como é fazer faculdade EAD?


Heya wolfies, tudo bem com vocês? O mês de Novembro tá passando super rápido, alguém pisa no freio por favor aaaa mal pisquei e já passou do dia vinte que geralmente marca o começo do fim do mês (?) agora eu já to correndo atrás de trabalho da faculdade e estudar para as provas de novo, how sad, mas é a vida. Em breve o Eternal Moon já entra em clima natalino, eu estava pensando em abrir um projeto de kpop, mas ainda é só uma ideia, ele já em andamento no processo de criação, mas não tenho certeza ainda, afinal eu já tenho outros três, mas a minha criatividade nunca tem fim, me perdoem por ser a louca dos projetos. Eu sempre quis escrever um post sobre a minha faculdade e finalmente tenho tempo o suficiente para escrever, calma que eu não to falando que sou super ocupada, o tempo que me refiro é tempo na faculdade, falta dois meses para eu fazer um ano de faculdade e eu to "nossa já passou tanto tempo" e acabei me acostumando e nem percebi que passou tanto tempo. 


Nesse post vou contar para vocês como é estudar EAD, prós e contras, como é o meu curso e dar algumas informações muito úteis para quem tá pensando em começar a faculdade ou já tá pensando no futuro, continue lendo!

Slytherin com orgulho
Quando eu me formei no ensino médio eu pensava que a única opção para mim era tirar uma nota boa no enem e passar na federal da minha cidade, que por acaso só tem curso relacionado a saúde, que não é nada perto do que eu gosto, no entanto nessa época eu queria muito cursar medicina veterinária e acabei não conseguindo vaga (graças a deus) em nenhuma das minhas duas tentativas, na terceira tentativa eu já tinha desistido disso e pensado em dar uma chance para as faculdades á distância, ai eu tentei uma vaga para informática a qual nem lembro mais o nome do curso e fiquei por pouco de passar, eu fiz o enem do ano passado e já tinha combinado com a minha mãe que caso eu não passasse a gente ia começar a pagar esse ano, eu acabei gostando de Pedagogia, nunca tinha passado pela minha cabeça ser professora, mas eu descobri que não precisava ser professora só porque faz esse curso e me joguei de cabeça nele. 

Eu tentei uma vaga pelo enem e fiquei em quarto lugar de três vagas rip aí não teve jeito, comecei a fazer pagando mesmo, a primeira etapa foi escolher a faculdade, na minha cidade tem umas quatro ou cinco faculdades diferentes e eu fiquei entre duas: Unopar e Uninter. Apesar da Unopar ser a "maior" em questão ao pólo, as formaturas grandiosas, toda popularidade na cidade eu escolhi a Uninter, que era mais simples, mas numa localização que me agradava e em questão de organização me agradou mais, além de ser um ambiente calmo e sem muito tumulto, eu não gosto nada de lugares cheios de gente. 

Enfim, eu fui lá, conversei com o pessoal do pólo, já estava decidida, fiz a minha matrícula e usei a nota do enem para entrar, afinal para que eu iria fazer outra prova, né? Não demorou uma semana e eu já estava matriculada e começando a frequentar as aulas, no primeiro mês eu ia ao pólo toda semana, uma vez na semana tinha encontro no pólo, mas não era obrigatório, apesar disso eu ia porque né eu era a novata e precisava aprender como funcionava tudo. 

Fiz amizade com as minhas colegas, a gente acabou fazendo um grupo no whatsapp para se comunicar, o primeiro módulo era só explicativo explicando como funcionava o curso, como eram as avaliações, trabalhos, enfim, tudo o que eu precisava saber para começar o curso com o pé direito, com isso a grande parte do meu nervosismo sobre o desconhecido já tinha passado, tudo de boas, comecei a ver as aulas, ler o material, aí chegaram as provas. 

As primeiras provas foram mais ou menos difíceis, eu fiquei um pouco nervosa porque era a primeira vez que eu fazia aquilo, mas logo vi que não tinha mistério, era muito fácil, comecei a me organizar para fazer tudo direitinho e conseguir tirar boas notas, logo de cara fiquei com 9,8 em uma das matérias, isso me animou muito. 

Mas enfim, agora que vocês já sabem como foi a minha experiência, vamos passar para algo mais explicativo, aqui embaixo vou citar algumas coisinhas super importantes para você que tá pensando em optar por EAD:

Precisa ter dedicação: Faculdade EAD não é aquele doce todo que a maioria do pessoal pensa, tipo "ah, nem preciso estudar e já passo" mentira meu amor, não é nada fácil, o nível de dificuldade é o mesmo da presencial a diferença são algumas conveniências que você tem que facilitam sua vida, mas para tirar nota boa e se dar bem precisa ter dedicação sim. 

Organização: Você não precisa ser o grande deus da organização, mas precisa saber organizar o seu tempo de estudo, não vai ter professor te cobrando para estudar para prova, então é tudo por sua conta, se você perde um prazo já era, vai virando uma bola de neve até você não aguentar mais. 

Essas duas coisas são as principais para você poder começar, não vou falar muito das provas e trabalhos porque isso pode mudar de faculdade para faculdade, na minha temos três provas online que só pode fazer no pólo, duas discursivas e uma objetiva (de marcar), duas provas que podem ser feitas em casa com consulta ao conteúdo e um trabalho de portfólio com apresentação presencial no pólo, tudo isso pelo menos uma vez ao mês, mais ou menos.

Prós: 

✧ Você escolhe o horário que quer estudar, faz sua rotina como preferir, o material de estudo está sempre lá disponível para você;
✧ Não precisa ir sempre no pólo presencial, só se você quiser, isso depende do seu nível de aprendizado, a visita ao pólo é opcional nas aulas (pelo menos na minha é);
✧ Evita bagunça de sala de aula enquanto estuda, a melhor coisa para mim foi poder estudar em paz, sem ouvir conversinhas paralelas;
✧ Tem MUITA assistência online, na minha faculdade tem fórum, assistência com professor online, um espaço para perguntas, dúvidas, etc!

Contras: 

✧ Se você tem dificuldades para aprender sozinho pode ser um pouco difícil, mas não impossível;
✧ Tem pouco contato com os colegas no pólo, uma vez ou duas na semana dependendo do curso e pólo;
✧ Se você não se dá muito bem com tecnologia vai ser um pouco difícil, para enviar trabalhos, acessar o portal online e etc;

Basicamente isso, eu não consigo pensar em mais contras então acabou ficando isso aí mesmo, na realidade todos os contras foram baseados nos meus colegas, porque para mim tudo está 10/10, eu não me importo muito de não ter muito contato com os colegas, aprendo até que rápido e me dou super bem com tecnologia então esse tipo de faculdade é perfeita para mim, eu me sentiria super mal de ter que ir todos os dias em uma faculdade presencial e tudo mais.

Mas e vocês, já estão na faculdade? Qual curso vocês fazem? E se não estão pretendem o que? Já tem uma ideia se vai querer Federal ou EAD? Me contem nos comentários! Caso alguém se interesse eu posso fazer um post falando só sobre o meu curso que é Pedagogia, me digam também caso queiram. O post vai ficando por aqui, queria contar que estou baixando Blade and Soul a dois dias porque minha internet é ruim demais e caso alguém mais jogue me diz também quem sabe a gente não joga junto né? Dezembro tá logo aí, amanhã já vai fazer um mês para a véspera de natal, vocês acreditam?? Eu quase não acredito que o tempo passou tão rápido, nos vemos no próximo post, beijinhos! ♥


5 comentários:

  1. eu sou meio lerdinha e tive de perguntar pro Sr. Google o que significava EAD fhehusuehd
    bem, eu vou fazer o ensino médio ano que vem e ainda não sei qual faculdade fazer, mas já sei que prefiro a presencial. Argh tipo sei lá, eu acho que minha vida seria muito monótona se eu fizesse a distância, mas sinto que seria muito bom fazer um EAD se eu já tivesse um emprego, entretanto a internet da minha casa é muito ruim e não vou sair daqui tão cedo.
    Mas eu gostei dos prós que você disse, como não escutar conversas paralelas na sala de aula .
    Eu gostei muito do seu texto e peço desculpas por ter sumido daqui.
    Natal por quê não chega logo? Hhfdkufdfh
    até~~
    margineus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai o trem foi duas vezes me desculpaaa

      Excluir
  2. Uou, eu to bem alegrona com esse post sobre EAD. Basicamente tenho pavor de EAD, por isso eu escolhi a presencial. Apesar de ser tímida e não gostar muito de interagir com pessoa, não sou a melhor pessoa para se aprender sozinho. eu preciso de alguém no meu pé falando, eu preciso participar. Ou nada de produtivo sai. Até por que, faço Design Gráfico e tais cursos são mais práticos do que teóricos.

    Entretanto, eu não pude fujir do EAd. Tenho as aulas online nas sextas feiras, por isso não vamos a escola. São algo bem nada haver (inglês instrumental e ética legislativa) são tão desnecessárias, que são basicamente 10 perguntas sobre um texto. Parece coisa de fundamental e até hoje não entendo o motivo, sendo que posso muito bem ter mais uma matéria sobre o que eu estou pagando. "Ah, mas vc tem que aprender o básico do ingles", pago curso pra quê mesmo?! Mas estou revoltada, acho que por falta de assistência para isso como no seu. E por falar nisso, tenho prova do ead presencial amanha ;-; nem to chorando.

    Mas uma pergunta, você faz trabalhos semestrais (TGI) ou apenas trabalhos a ser entregues e guardam toda aquela apresentsação para o TCC? Eu tenho TGI todo fim de semestre, e quarta feira será meu grupo e semana que vem as regimentais. .Nem to nervosa :')

    ResponderExcluir
  3. Olá Yuzu o/
    Fiz facul a distancia também por um ano e meio,(desisti por não me identificar com o curso) pra mim não era difícil, só fui meio desorganizada no começo. Mas sempre me dediquei.
    Achei ótimo o post, explicou bem as partes boas e ruins, muita gente desvaloriza o ensino a distancia, mas acho que o EAD até faz com que a pessoa mostre mais competência e dedicação com o que quer realmente <3
    Bejus.

    +Emy-Lee Cosplay+

    ResponderExcluir
  4. Ooii Kim ♥

    Bom, como tu sabe, já estou na universidade. É meu segundo ano (4 semestres), é presencial o que é uma porcaria já que eu sou muito tímida e tô tendo uns bangue com ansiedade. Eu tinha interesse em tentar ead, só que as únicas que tem são licenciaturas, não consegui nada da minha área (computação, bacharel).

    Pelo o que posso perceber de ti e como tu te organiza, não é muito diferente da presencial. Tem uns profs que incomodam, mas no geral tu tem que se virar e não perder os prazos. Mas acho que a melhor parte é que não tem professores te zombando por como tu te desenvolve, não tem situações constrangedoras com colegas e conversas alheias não te distraem. Aaah Kim, deve ser maravilhoso nesses aspectos, certo?

    ps.: como tu consegue ter criatividade e disponibilidade pra tanto projeto? Misericórdia iaehdue eu te admiro muito ♥ Eu tô na reta final do semestre e não consigo nem dar conta direito do meu próprio blog eihuduhea~

    Até mais Kim, vou adorar se tu contar um pouco mais sobre o teu curso ♥

    ResponderExcluir

✿ Olá, vai comentar? Obrigada! Fico muito feliz por deixar seu comentário. Mas lembre-se de seguir algumas regrinhas, certo?

♡ Sem xingamentos ou comentários maldosos.
♡ Pode deixar o link do seu blog para eu visitar, mas não comente aqui só para divulgar, ok? Fale um pouco do que achou do post.
♡ Sempre aceito parcerias, pode pedir aqui ou na página própria para isso.

♡ Alguns kaomojis que pode usar:
(◕ᴗ◕✿) (⁄ ⁄◕⁄ω⁄◕⁄ ⁄✿) 乁(ツ)ㄏ ( ͡° ͜ʖ ͡°) ʕ •ᴥ•ʔゝ☆ ʕ ˵• ₒ •˵ ʔ ʕ♡˙ᴥ˙♡ʔ ʕ≧ᴥ≦ʔ /ᐠ。ꞈ。ᐟ\ /ᐠ。ꞈ。ᐟ✿\ ( ✧Д✧) YES!! (❁´◡`❁) ˙˚ʚ(´◡`)ɞ˚˙ (◕‿‿◕) o(╥﹏╥) ( ;∀;) (ू˃̣̣̣̣̣̣︿˂̣̣̣̣̣̣ ू) ヽ(▽ `)ノワーイ♪ヽ(´▽`)ノワーイ♪ヽ( ´▽)ノ

Wolfies